[Resenha]: Fortaleza Digital - Dan Brown

março 22, 2018



Titulo: Fortaleza Digital

Autor:  Dan Brown

Editora: Arqueiro

Número de páginas: 320

Classificação:

Sinopse: “A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional é impressionante... Impossível não ficar arrepiado a cada página.” – The Midwest Book Review
Antes de estourar no mundo inteiro com O Código Da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza Digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos.
Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estreia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.
Em “Fortaleza Digital”, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultrassecreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser decifrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

"A diferença prima entre os elementos responsaveis por Hiroshima e Nagasaki."


Em Fortaleza Digital, Dan Brown nos apresenta uma trama intrigante, misteriosa e Inteligente. A historia se passa tanto na Sevilla, Espanha quanto na NSA nos Estados Unidos.
A história começa quando Susan Fletcher, a incrível  criptografa da NSA recebe um chamado de emergência de Trevor Strathmore, vice-diretor da agência. O comandante lhe informa sobre um algoritmo que estava sendo decodificado a aproximadamente 15 horas pelo super computador TRANLSTR, o estranho nisso é que geralmente o computador leva cerca de 5 minutos para decodificar um algorítimo.
O algoritmo denominado Fortaleza Digital foi criado por Ensei Tankado, ex-funcionário da agência. Ele teria informado à mídia que somente ele tinha a chave para quebrá-lo. Mas para sua proteção conta com a ajuda de North Dakota, que também possuía a chave, e seria o responsável a divulgar a chave na internet caso alguma coisa acontecesse com ele.
Porém Tankado morre em Sevilla, e por um ato de desespero Strathmore envia David Becker – professor de línguas e namorado de Susan Fletcher – Em busca da chave.

O livro é cheio de reviravoltas e grandes surpresas. E toda a tensão e suspense em volta do algoritimo de Tankado deixa a trama ainda mais intrigante.
De inicio a historia pode parecer um pouco lenta e cansativa, porém conforme a trama se desenvolve a leitura se torna bem mais fluida.



You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook