A Saga do Blog Perfeito: 6 dicas para quem quer começar um blog de sucesso

fevereiro 06, 2017

Comecei com este blog a pouco mais de 2 anos, de agosto de 2014 pra cá muitas coisas mudaram, o blog se profissionalizou, mais blogs começaram a surgir e ser uma Blogueira Teen deixou de ser novidade. 
Eu comecei a blogar por Hobby, sem nenhuma informação, depois que comecei a me informar mais, aprendi muitas coisas incríveis! Entendi oque é o Google Adsense, como funciona um MidiaKit, SEO e outras coisas. 
Mesmo com os períodos em que abandono o blog, nunca esqueci oque aprendi. E hoje vou começar a compartilhar aqui toda essa informação. É claro que, para isso vou precisar de muito mais que apenas um post. 
Então eu irei escrever uma série de 10 posts, chamada A Saga do Blog Perfeito onde a cada post vou escrever dicas, dar ideias e dar minha opinião. 
Hoje irei dar  6 dicas para quem quer começar um blog de sucesso! 


Defina sobre oque quer escrever

Um erro gravíssimo que eu cometi quando comecei a blogar foi, eu escrevia sobre TUDO, e criava milhares de categorias no blog que depois não eram atualizadas. Facilite as coisas para si mesma escreva sobre oque você gosta, mas que ao mesmo tempo entenda
Não faz sentido ter um blog sobre moda e beleza e escrever um post sobre tecnologia, não se encaixa no seu publico

Estudar é sempre bom

Crie o habito de estudar sobre a blogosfera, hoje em dia existem milhares de E-books com informações incríveis, workshops, além de blogs especializados no tema. 
Sempre tem novidade, e tudo é aplicável.

Blogger ou WordPress? 

Qual plataforma pretende usar? Pesquise sobre as plataformas e veja qual é melhor para você.
Eu sempre usei o Blogger, continuo usando por ser uma plataforma super simples e pratica, mesmo o WordPress tendo bem mais recursos.

  Invista no domínio próprio

Atualmente o blog não esta mais com o domínio próprio aplicado, problemas de ficar tempo de mais fora... 
Mas invista nele desde o inicio, deixa o blog bem mais profissional. Além de investir mais tarde faz com que por um tempo as views do blog caiam.

Invista tempo

Tenha certeza que pode investir tempo nisso, no inicio é um empreendimento trabalhoso, criar o primeiro calendário editorial (escreverei sobre isto em um post), deixar o layout visualmente bonito, e enfim escrever. 
Hoje levo de 2 a 3 horas para escrever um post como este, e uma tarde toda para surgir uma inspiração que eu consiga desenvolver bem!

Divulgue de forma eficiente

Divulgar parece ser a parte mais simples, é um grave engano pensar assim. Talvez essa seja uma das partes mais difíceis. Não existe uma formula exata para atrair leitores. Mas claro exite um método que torna isso mais simples
Divulgue em grupos no Facebook apenas de blogueiras e leitoras, seja criativa na hora de apresentar seu post ou blog num geral. Use o Google+ a seu favor divulgando em comunidades. E divulga o Link no Twitter com uma chamada curta e Direta!


A Saga do Blog Perfeito será postada toda Segunda-feira! E aí gostaram das dicas? Comente e deixa sua duvida/ideia para tema! 

 


You Might Also Like

30 comentários

  1. Olá tenho duvidas com o seo e na hora de divulgar, meu blog é literário e acho que isso me "atrapalha" um pouco. Como e onde divulgar sem spam
    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O Tema do blog não atrapalha quando você sabe chamar a atenção do publico certo. Para divulgar procure grupos de blogueiras e comunidades literárias onde você poderá divulgar e interagir criando um grupo de leitores interessados. Para não parecer Spam, faça chamadas interativas, pergunte quem mais é blogueira, quem mais escreveu sobre tal tema, escreva sobre o tema, interaja e então convide para ler o seu post, as pessoas vão ficar bem mais interessadas. Sobre o SEO acompanhe o blog e nos próximos dias sairá um posts bem completo sobre o tema! ;)
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Amei suas dicas ❤

    http://izabellzacchi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótimas dicas. Gostei muito do seu blog e do post.Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas. Com exceção do domínio (que ainda não tenho money pra investir, mesmo tendo uns super baratinhos), tento seguir todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. É super barato eu pago anualmente. Eu também sigo todas hehe ♥

      Excluir
  5. Oii
    Muito legais suas dicas. Fiz um post parecido há algumas semana atrás. Acho que ajuda muito quem está começando. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Fico feliz que tenha gostado! Super bacana a iniciativa de escrever também. Ajuda super ♥

      Excluir
  6. Oi. Adorei suas dicas💜 tento sempre seguir todas,mesmo as vezes algumas não dando.

    Amei o post e o blog😘
    www.livrebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Que bom que tenha gostado. Eu também tento seguir todas as dicas que encontro.
      Obrigada ♥

      Excluir
  7. O meu maior problema é divulgar... De resto, eu gosto de escrever de tudo um pouco! :)

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muita vergonha de divulgar no começo. Também gosto de escrever de tudo, mas tento me controlar, para não acabar escrevendo umas coisas nada a ver com o blog. Hehehehe ♥

      Excluir
  8. Ótimas dicas! Bem legal da sua parte querer ajudar outras pessoas.
    Acho que o maior problema da maioria das pessoas é a divulgação, pelo menos comigo é isso, na hora de divulgar sempre me bate aquela preguiça hahaha

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada!
      Eu já tive muitos problemas ao divulgar, no meu caso eu tinha vergonha mesmo! Hehehe ♥

      Excluir
  9. Oi!
    Gostei muito das dicas! Eu vou tentar usar algumas.
    Kissus and Sayonara! ice-cream-da-leno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tenta mesmo, dão super certo! ♥

      Excluir
  10. Falar do que entende é o crucial, quando criei um blog em 2012 eu falava de moda, beleza, maquiagem, cabelo e etc e não entendia de nada, ou ficava um conteudo muito raso ou coisas muito frias e impessoais, pois não era algo meu para o leitor, sabe? Eta algo que eu lia, absorvia e mandava ao leitor (parece confuso kkkkk). Estudar e investir tempo se complementam, né. É importante sempre se dedicar para ir além, não só divulgar e postar, mas conhecer e aprimorar seu proprio trabalho. Bom post viu? ♥ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei o blog em 2014, cometi o mesmo erro, me empolgava de mais e escrevia sobre qualquer coisa que gostasse. Assim meus posts ficavam sem muito conteudo e não chamavam a atenção. Não é confuso entendo super bem, já passei por isso! Super se complementam. Dedicação e amor pelo que faz é a chave para o sucesso em qualquer area. Muito obrigada! ♥

      Excluir
  11. Dicas extremamente úteis. Sempre há aquela pequena dúvida sobre "o que fazer?" "como fazer" e "fazer ou não fazer?". Com essas dicas dá para dar um primeiro passo primordial. E estudar sempre, sempre. Quem sabe não sai algo a mais do blog né? Nesse mundo digital portas abrem de todas as formas.

    Beijinhos
    www.sakurys.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Todo mundo passa por uma fase cheia de duvidas, essas são as principais, depois vem as mais complicadas como "Investir dinheiro ou não?" "Oque é SEO?". Essas dicas são exatamente para ajudar a subir os primeiros degraus para se tornar uma Digital Influencer. Sim, estudar é sempre bom quanto mais se aprende mais conteúdo tens a compartilhar. ♥

      Excluir
  12. Dicas assim ajudam muito as pessoas que estão começando agora! Eu também acho o Blogger mais simples e prático, embora eu pense em migrar para o Wordpress de vez em quando. Ah, e eu ainda tenho de arranjar um domínio pro meu blog hehe.

    Adorei o post :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São feitas exatamente para quem está começando. As vezes tenho vontade de usar o Wordpress, mas logo desisto pela praticidade do Blogger para mim. Hehehe, também preciso colocar o meu de volta! ♥

      Excluir
  13. Eu ainda sou um pouco atrapalhada com a parte divulgação rs...mas um dia chego lá. Gostei das dicas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente chega lá, hehehe. Eu também me atrapalho bastante com a divulgação! Que bom que gostou ♥

      Excluir
  14. Acho super importante blogueiras experientes compartilharem dicas com as novatas. É com amor que a blogsfera cresce. Suas dicas são super válidas e eu confesso que tenho uma dificuldade enorme em escolher um tema para o meu blog, mas sei que preciso fazer isso urgentemente.

    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Tudo cresce com amor. Creio que não precisa achar um "tema" para o seu blog, busque escrever sobre oque gosta mais, depois filtre conforme seu público gosta. Afinal não adianta escrever sobre tecnologia num blog que os posts de livros são mais bem recebidos pelo publico? Depois, crie sub-categorias.
      Assim se torna mais organizado para ti, e mais pratico para seus leitores acharem oque procuram. ♥

      Excluir
  15. Ahh adorei você ter compartilhado essas dicas com a gente, porque realmente existe muita gente que assim como eu tá perdidinha por aí haha O post tá maravilhoso!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inicio também estava perdida, é normal! Hehehe
      Que bom que gostou do post, obrigada. Gosto muito de compartilhar dicas, pode esperar por mais posts assim! ♥

      Excluir

Press

Eu Sou do CBBlogers
blogs de moda

Like us on Facebook